sábado, 27 de dezembro de 2008

A AMORA



Olá pessoal, gostaria de agradecer os selos recebidos pela Serena, Tossan e Tatiana, além do post-homenagem da Luciana com a letra de "Vento no Litoral". Valeu mesmo pessoal! Andei meio enrolado e com uma gripe daquelas que me derrubou, mas já estou melhorando. A postagem de hoje vem com o poema que ganhei do poeta Max da Fonseca, meu amigo invisível em uma brincadeira que participei. Valeu Max! É isso...um abração para todo mundoooo...






A AMORA
(A Elcio Tuiribepi)

De olhar preciso e implacável,
ele marca.
Seja pela fala estranha e conturbada
que denomina gromelô,
ou pela palavra da alma
que o caracteriza poesia.

De retrato inacessível
e paixões irrevogáveis,
nas passagens que me cabe,
observo um corpo atento;
isento do caos que predomina.

Sua vitrola está cansada
de um Chico, Milton, Zeca, Zé...
(Um qualquer que não esqueça
o que humanidade quer dizer.)
-isso muito me apetece!

O meu olhar tão desprovido,
descabido de percepção,
não me permite maiores descrições...
Me perdi em tantos sons,
e já estou mudo em minha solitude.

A amplitude que o cabe é vasta
e me basta uma certeza, a que me marca:
Versejo no colorsol pintado pela aurora,
E no seu pé de nostalgia, a amora
lidera seu baralho de desejo.

(Max da Fonseca)

12 comentários:

  1. "me perdi de tamtos sons"......
    acho que hoje é meio isso qué sinto: ausência de um som.....rs
    Saudade!

    Ainda no meio do mato e com uma conexão discada muito ruim, motivo pelo qual, pouco tenho entrado para "ver" meus amigos.
    Beijo e um 2009 lindo!
    ...............Cris Animal

    ResponderExcluir
  2. Hoje estou passando pra uma visita rápida no blog das pessoas que sou seguidora...
    Não poderia deixar de vir aqui e lhe dizer:
    Que você consiga docemente
    Viver, sentir e amar...
    Que seja sempre todo coração,
    inundado de um amor transparente,
    apesar de todo o risco que isso possa significar!

    A pessoa soube traduzir seu interior?
    Lindas palavras!

    Espero que seu Natal tenha sido especial! E melhoras para a gripe!

    ResponderExcluir
  3. Belo poema...como tudo q encontro por aqui...parabéns...

    Q este novo ano q se aproxima traga à vc um universo de felicidade e q seus sonhos
    sejam conquistados, suas esperanças renovadas e q a paz tão necessária seja encontrada...

    Feliz 2009!

    bjos...Izinha.

    ResponderExcluir
  4. Deus lhe dá todos os dias,
    86.400 segundos.
    quantos destes segundos diários
    você usa para fazer alguém
    feliz?

    Bjus, poeta!

    ResponderExcluir
  5. É rapaz!
    também ando na maré da gripe nos últimos dias. Acho que fecho esse ciclo com a tosse enjoada que faz rouca a minha voz.
    Que bom essa manifestação de carinho que recebemos dos amigos. E o Max acertou no vermelho - fez uma homenagem que é bem a sua cara.
    Beijos e Tudo de Bom

    ResponderExcluir
  6. Oi Elcio, foi tudo bem sim e espero que o teu Natal também tenha sido bom, fico feliz que tu tenha gostado da homenagem.
    Em relação ao filme pode deixar que eu dou um jeito de saber o nome rsrsrs.

    Abraços e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Elcio eu acho que o nome é Cartas de Iwo Jima, vou por a sinopse para saber se é esse mesmo:

    Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Espero que fique logo bom para aproveitar a passagem do ano.
    Um belo poema de Max. Mas a escolha foi sua. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Amizade sempre é bom, faz bem. Bonito poema e bem mercido. Do mais é sentar à sombra do pé de verso, tomar chá das suas folhas e curar-se dessa gripe. Que o ano novo chegue bem pra você.

    Abraço forte.

    ResponderExcluir
  10. Que bela homenagem à esta adorável pessoa que é o Elcio...rsrsr.
    Meu querido, espero que fique logo recuperado desta gripe malvada e que volte logo para a companhia dos amigos.
    Um grande beijo e que bom que também goste do Yanni...gosto muito!
    Fique com Deus e um 2009 com boas esperanças para todos!

    ResponderExcluir
  11. poema-cantiga
    verso-homenagem

    dia bom que nasce, com gente junta e alma renovada...

    Obrigado pela presença de sempre, Elcio. E agora temos um outro canal para idéias.

    Abraço forte.
    Continuemos...

    ResponderExcluir

Semeando