sábado, 10 de janeiro de 2009


METAMORFOSE DAS LÁGRIMAS

SE POR ACASO ENCONTRAR COM A TRISTEZA
E ESSA TRISTEZA REPENTINA LHE CHORAR
RECOLHA CADA LÁGRIMA E TRANSFORME-AS
DÊ A CADA UMA DELAS A INCUMBÊNCIA DE UMA LETRA
DEPOIS COM CALMA FAÇA DELAS LINDAS PALAVRAS
AÍ ENTÃO TRANSPORTE-AS PARA A ALMA E O CORAÇÃO
PRA QUE LÁ POSSAM RECOLHER OS SENTIMENTOS
E ASSIM JÁ POSSUÍDAS PELA TUA ESSÊNCIA
POSSAM SE TRANSFORMAR EM FRASES CARREGADAS
DE EMOÇÃO
PRA QUE A PARTIR DAÍ, DESTAS FRASES, POSSA FLUIR O
AMOR
E DESTE AMOR POSSA NASCER A POESIA
E DESTA POESIA BROTAR O QUE ESTÁ EM TI
PRA QUE ASSIM VOCÊ DESABAFE NOS VERSOS A TUA
TRISTEZA
DESMANCHANDO TODA A MÁGOA QUE AINDA EXISTE
DESFAZENDO TODO O PRANTO QUE AINDA INSISTE
EM SER DA ALMA AO MESMO TEMPO ALEGRE E TRISTE
AO SER DE NÓS UM TANTO AMARGO O DEDO EM RISTE
PRA QUE AGORA POSSA ENTENDER QUE NÃO TEM JEITO
OS CAMINHOS JÁ VIVIDOS QUE NÃO VOLTAM
PRA QUE AGORA SE REFAÇAM AO SURGIR EM PAISAGENS
NOVAS TRILHAS NUNCA ANTES PERCORRIDAS
NOVAS ESTRADAS EM QUE O SOL SEJA PARTILHA
EM ALGUM CANTO NAS MANHÃS DE NOSSAS ALMAS

16 comentários:

  1. Olá, amigo lindo.
    Poeta inspirado é assim, transmuta tudo. E das palavras faz poema e no poema ele sugere a magia ou alquimia da esperança de transformar poesia em música.

    Belíssimo, amigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. E depois de desmanchada toda a mágoa e desfeitas as tristezas, depois de transformada a melancolia em esperança, o que aconteceria? Emoção... e novas lágrimas brotariam. O ciclo das águas. Chuva, evaporação, nova chuva. Renovação. Foi o que me fez pensar seu belo poema.

    Quanto a seu comentário, concordo contigo. Há um peso excessivo em determinadas palavras. Poeta é uma delas. Mas quem faz isso? Pessoas. Pessoas têm esse hábito de criar grandes pesos, às vezes, pra elas próprias carregarem.

    Acho que quem escreve com alma, quem transforma o sentir em versos é poeta e pronto... rs.

    P.S.: Vc já esteve antes lá pelo blog sim. Se não me engano comentou no post sobre Memórias do Cárcere do Graciliano.

    ResponderExcluir
  3. UM poema muito lindo! É da alma que brotam as palavras e das palavras se faz Poesia...gostei muito. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Quando terminei, emocionada, me veio a palavra nada poética - putz!!!, caramba!!!.

    Terminei com a cabeça latejando, quase um passamento.

    Parece uma música, uma mensagem de auto ajuda. Mas de tudo senti que está repleto de emoção. Se transformou lágrimas em palavras não sei. Mas é emoção pura, falou com o que penso.


    Adorei!

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Deixei aberto, fiz outras coisas, e reli com calma. É, realmente, me emocionou mesmo.
    Cheguei a ouvir sua voz, parecia uma conversa.

    obrigada, um domingo iluminado para ti.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Saber viver está mesmo aqui! Tão bem escrito! *

    ResponderExcluir
  7. Elcio

    Lhe raptei. E coloquei nesse lugar que considero especial. Se não gostar é só dizer.

    http://diariovirtualmeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito simpático seu blog, gostei das poesias, gostei das imagens.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi amigo Elcio,

    vc me adicionou para seguir meu blog no Esterança. Tive um problema com meu antigo endereço, o blogue continua o mesmo, mas com outra URL:


    http://esteranca.blogspot.com

    (sem cedilha)


    Por favor, adicione-me de novo, sua presença em meu blogue é imprescindível!


    Obrigada e desculpa o transtorno!


    abraços da ESTER.

    ResponderExcluir
  10. Chover no molhado....rs
    Linda poesia!
    Se deixar para ser....esquecer de si, para ser em alguém...recomeçar!
    Tudo isso me passou, senti, vivi lendo sua poesia.
    Obrigada.
    Beijo.........Cris Animal

    ResponderExcluir
  11. Seria quase um mantra para ser repetido diariamente para que as lágrimas de tristeza se transformem em atitudes positivas.

    Adorei!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. A tristeza encontrou o meu coração...
    Creio que não fez morada, está de passagem...
    Mas fez a inspiração em palavras ficar perdida em algum cantinho da minha alma!

    Obrigada por suas palavras!

    Um abraço com meu carinho

    ResponderExcluir
  13. Nossa q texto maravilhoso...
    E uma bela receita para o que se fazer com as lágrimas...
    Amei

    ResponderExcluir
  14. Se chorar fosse só poesia a dor do peito seria leve e no lugar das lágrimas viria o sorriso!!!
    As vezes gostaria que na vida tudo fosse poesia
    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Passando para semear a sua gentileza de aparecer sempre e deixar sempre palavras em meu blog. E leio seus poema e sim, vestir a tristeza com outras palavras. É o trabalho de um poeta. E eu leio.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Semeando