sábado, 11 de abril de 2009

EM HOMENAGEM AO VERSEIRO



CARAMBA, UMA POSTAGEM PARA REFRESCAR A CUCA...AFF...RSRS
FELIZ PÁSCOA GALERAAAAAAAAAAAAA...


VERSEIRO

HOJE ACORDEI CEDO E CHEIO DE INTENSÕES POÉTICAS
PEGUEI MEU VELHO CESTO DE PALHA
E SAI POR AÍ, CAMINHANDO PELOS POMARES DA VIDA
MAS ESPECIFICAMENTE A PROCURAR POR UM “VERSEIRO”
ISSO MESMO, UM LINDO E ABARROTADO PÉ DE VERSOS
MAS, PARA MINHA TRISTEZA NÃO HAVIA NENHUM PÉ AINDA MADURO
ESTAVAM TODOS LOTADOS, PORÉM, COM FRUTOS AINDA BEM VERDES
ENTÃO ME SENTEI A SOMBRA DE UM DELES
E LÁ FIQUEI TODA A MANHÃ E TODA A TARDE
ESPERANDO E USUFRUINDO DE SUA SOMBRA
TANTO QUE ADORMECI E NEM VI O TEMPO PASSAR
DE REPENTE, QUANDO ABRI OS OLHOS
VI QUE ALGUNS VERSOS ESTAVAM CAÍDOS AO MEU LADO
E QUE OUTROS HAVIAM CAÍDO EXATAMENTE DENTRO DE
MEU CESTO
COMO SE QUISESSEM QUE EU OS COLOCASSE DENTRO DA ALMA
QUANDO OLHEI PARA O ALTO, SURPRESA...TODOS OS FRUTOS JÁ ESTAVAM
SURPREENDENTEMENTE MADURADOS
E EXALAVAM UM AROMA DE DAR ÁGUA NA BOCA EM QUALQUER
POETA
NÃO ESPEREI NEM MAIS UM SEGUNDO E SUBI NO PÉ DE
“VERSO”
PEGUEI ALGUNS AINDA NO AR, JÁ CAINDO DE TÃO MADUROS
E OUTROS BASTARAM UM LEVE TOQUE PARA QUE VIESSEM EM
MINHAS MÃOS
LOTEI MEU CESTO E AINDA COLOQUEI ALGUNS EM MEUS BOLSOS
AO CHEGAR, GUARDEI-OS NUM COMPARTIMENTO CHAMADO “CORAÇÃO”
E LÁ OS DEIXEI DESCANSANDO E MEDITANDO SOBRE A VIDA
PEGUEI MEU LIVRO DE RECEITAS E COLOQUEI A MÃO NA MASSA,
DIGO, NOS VERSOS
TIREI TODOS OS CAROÇOS E OS PARTI EM QUATRO PEDAÇOS CADA
AGRUPEI-OS UM A UM E FUI AJEITANDO-OS NO REFRATÁRIO DA
MINHA MENTE
COLOQUEI ESSÊNCIAS COMO SOLIDARIEDADE, AMIZADE, AMOR,
SAUDADE, AFETO, CARINHO, ALEGRIA E FELICIDADE
POR FIM, UM TANTINHO DE DOR E UM PUNHADO ENORME DE CUMPLICIDADE
ADICIONEI UM POUCO DO PÓ EXTRAÍDO DAS LIÇÕES DE VIDA E
UMA PITADA DE ESPERANÇA
ADICIONEI UMA PORÇÃO DE EMOÇÃO E ESPALHEI POR CIMA
UMA BRISA FEITA COM OS AROMAS QUE EU HAVIA
SEPARADO ALGUNS DIAS ANTES DE TER TIDO ESTA VONTADE TÃO
REPENTINA
POR FIM LEVEI-OS AO FORNO DA MINHA ALMA E LÁ DEIXEI PARA
QUE COZINHASSEM NO ÂMAGO DO MEU SER
FEITO ISSO, RETIREI-OS COM CARINHO E EXPERIMENTEI SEM MEDO E SEM ARREPENDIMENTOS
ESTAVA FINALMENTE PRONTO E APROVADO POR MIM
SÓ FALTAVA AGORA COLOCÁ-LO A DISPOSIÇÃO DAS PESSOAS
PARA QUE PUDESSEM DAR O VEREDICTO FINAL
COM AS SOBRAS FIZ UM PAVÊ-POEMA AO MOLHO DE PIMENTA,
MAS, SÓ PARA VER...

23 comentários:

  1. Os poemas são mesmo colhidos
    na mãe terra, o que vemos o que bebemos
    do universo transforma-se em palavras poemas.

    Eu acredito em forças positivas superiores,
    não me importo se Deus tem um nome ou figura,
    não tenho nenhuma religião, vou a vários locais beber informação, e acredito que é pelo amor pelo perdão pela evolução espiritual e não pela material que nos tornamos pessoas melhores.
    Boa pascoa
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de poema, Élcio! Essa sua receita é digna de ser experimentada!
    Obrigada pelas palavras lá no meu blogue. Também assisti a um pedacinho de um filme e achei repetitivo. O que importa realmente é a nossa fé em Deus!
    Um abraço na alma e uma bela Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. AMIG0...
    Um dia, a paz vestiu-se de homem e conviveu com a humanidade sofredora e aflita.
    Conservava-se em paz mesmo diante das situações mais turbulentas e assustadoras.
    Diante da tempestade no mar, pediu calma.
    Caluniado, exemplificou tranqüilidade.
    Agredido, manteve-se sereno.
    Pregado na cruz, permaneceu em paz.

    Todavia, antes de partir teve ensejo de dizer:

    "A minha paz vos deixo, como exemplo.
    A minha paz vos dou, como modelo a ser copiado."

    A você meu amigo, desejo uma FELIZ PÁSCOA!

    BEIJOS.......NA ALMA!!!
    DINA


    FELIZ PÁSCOA......

    ResponderExcluir
  4. Oi Elcio,


    Obrigada pelo comentário já aproveito para te desejar uma feliz páscoa juntos com os teus familiares.


    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Elcio pelos comentários sobre os filmes, gosto quando tu aparece no meu Blog com as tuas palavras sábias.


    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. ...colhidos e degustados
    aqui, seu versos de encanto,

    deixo-lhe meus desejos
    de uma feliz páscoa
    à você e todos seus
    amores.

    bjus, poeta!

    ResponderExcluir
  7. Isso é demais de gostoso Élcio, e nem precisou levar fermento. Carinhosamente Di.Ro.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Élcio.
    O teu verseiro tem raízes fincadas no solo de Minas...
    Eu adoro esse teu pé de versos.

    Te falar que as imagens são de Rio das Ostras - Praia que está há uma hora e meia de onde eu moro. A estrada que me leva até lá, belíssima, é cortada em meio à uma serra. Serramar é o nome. Fica próxima à Búzios - RJ.

    Grande abraço.

    Feliz Páscoa!
    Mai

    ResponderExcluir
  9. E eu vim me deliciar. Saborear cada pedaço inteiro de poema, sentir o sabor das palavras no meu coração, provar cada emoção na alma. Degustando devagarinho, deixando descer pelos olhos o sabor da pimenta de cheiro do encanto do verseiro. Sentido a cada fornalha aquecer a mente, e no efeito do fermento carinho, sentir encher de alegria a leitora faminta, insaciável desse fruto sem caroço, cheio sementes de coração.

    Uma delícia seu poema. E lendo vou pensando na sua criatividade.

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Elcio, tu és um gênio poético! (esta você nunca ouviu) É verdade pergunta a Mai, a Luna, a Dina, a Liene...e outros...Todas me darão o aval. E além de tudo és bem humorado que te torna muito simpático e querido de todos nós. Abraço com chocolate, mas não muito.

    PS: Adorei o selo que a Mai te deu, não sei por que...rss...

    ResponderExcluir
  11. Semente também é arvore...seu blog é uma coisa boa demais. Belo trabalho...inté!

    ResponderExcluir
  12. Que lindo Poeta!
    Para mim um dos mais belos poemas que aqui já li.
    Sabe quando a gente vai lendo e entrando nas palavras...e sentindo-as viva em nós?

    Pois é...foi assim!!!

    Você trouxe o encanto as palavras que ao serem degustadas...foram exalando o perfume de coisas boas na memória viva do coração.

    Simplesmente Amei!

    Elcio... Feliz Páscoa para você e sua familia!
    Que Deus os ilumine sempre!

    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  13. O que posso desejar para este período de reflexão?
    Que as verdadeiras amizades continuem eternas
    e tenham sempre um lugar especial em nossos corações.
    Que as lágrimas sejam poucas, e logo superadas.
    Que as alegrias estejam sempre presentes
    e sejam festejadas por todos.
    Que o carinho esteja presente em um simples olá,
    ou em qualquer outra frase, ou digitada rapidamente.
    Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades, novos amores, novas conquistas.
    Que Deus, esteja sempre com sua mão estendida,
    apontando o caminho correto.
    Que as coisas pequenas como a inveja ou o desamor,
    sejam retiradas de nossa vida.
    Que aquele que necessite ajuda encontre sempre em nós uma animadora palavra amiga.
    Que a verdade sempre esteja acima de tudo.
    Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças.
    Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano.
    Que tudo o que sonhamos se transforme em realidade.
    Que o Amor pelo próximo seja nossa meta absoluta.
    Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores.
    Feliz Páscoa a você e toda sua família!
    Bjks
    Orgulho de Ser

    ResponderExcluir
  14. saboriei e adorei
    vc é especial verseiro numca vi uma poesia assim!
    deu ate pra imaginar toda a cena
    dessa vez viagei com vc,parabéns !
    muitas saudades uma feliz pascoa pra vce familia!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Lindo poema!

    Aproveito para te desejar uma Feliz Páscoa!

    Um beijo grande :)

    ResponderExcluir
  16. Grande Elcio,

    belo dia para um poema nada-pílula, e sim um poema-refeição. Como o teu.

    Feliz fim de Páscoa e tudo de bom, camarada.

    Abraço sincero.
    Continuemos...

    ResponderExcluir
  17. ei, Elcio!
    Adorei o blog, adorei os textos!
    Parabéns!

    Bjim!

    ResponderExcluir
  18. Saudades de Alguém
    Saudades, um pedacinho de emoção
    dentro da gente...
    Um pedacinho de outra pessoa
    dentro da gente...
    Uma voz, um olhar, um toque.
    De repente uma angústia.
    Saudade do que não fez,
    ou daquela vez.
    Saudades...
    Das coisas, do lugar, da pessoa...
    De um beijo, de um carinho,
    daquele jeito diferente...
    Ou do sorriso, de repente...
    Saudades de alguém...
    Saudades de você meu amigo.
    Beijos e ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir
  19. Desperto encostado á escura noite
    Na velha e dura calçada do relento…
    Na cama onde a chuva é açoite,
    Agasalho-me com lençóis feitos de vento!

    Grato sempre pela
    Bem-vinda visita
    E comentário!
    Uma boa semana,
    No abrigo da paz
    E do amor!

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderExcluir
  20. Eu espero que já esteja conseguindo conciliar tudo...
    Bons estudos e provas!!!

    Vim apreciar e aproveitar para lhe desejar uma semana maravilhosa!

    Beijos com meu carinho

    ResponderExcluir
  21. Passando e relembrando, Elcio.

    Boa segunda.
    Continuemos...

    ResponderExcluir

Semeando