domingo, 18 de outubro de 2009

O nome dela deveria ser UmbeLINDA...RSRS


Olá pessoal, quero apresentar para vocês um pouco da poetisa “Umbelina Nascimento Nunes”, o texto é grande, mas vale a pena ler, é uma história, pelo menos em minha opinião carregada de significados, cheia de coração e alma...




O nome dela deveria ser mesmo Umbe“LINDA”...rsrs...nesta foto ela está em Portugal, na casa de uma prima e tem um filho que mora na França, onde ela já esteve também...

Ela nasceu no município de Pombares em Portugal (Quintela de Lampaça) e veio para o Brasil ainda muito novinha, para morar na cidade de Mendes RJ onde eu trabalho e onde ela vive até hoje com seus familiares.

E foi de maneira totalmente inesperada que a conheci semana passada ao reencontrar um amigo. Conversando com ele sobre a sua Sebolândia ( lojinha que vende livros usados, dvds e cds e outros...rs...) fiquei sabendo da história da Dona UmbeLINDA (vou chamá-la assim..rs).

Não é que no meio das coisas antigas ele encontrou o livro “Fados” onde ela reuniu mais de 90 poesias de sua autoria. Mas o que tem de mais nisso, vocês devem estar se perguntando...rss
É que tudo isso não teria NADA DE EXTRAORDINÁRIO, se ela soubesse LER E ESCREVER, pois é, ela NÃO SABE...e seu despertar para a poesia foi aos 15 anos de idade, mas não foi muito além, por causa de seu ANALFABETISMO...

Até que um dia ela decidiu mudar isso...
"Para onde vou, sempre carrego comigo um caderno e caneta. Tenho muita facilidade para fazer poemas, tanto que na loja dos meus filhos, onde costumo passar parte de meus dias, os clientes que já me conhecem, dão o tema e eu faço a poesia na hora. Assim sendo, já tenho um baú repleto de cadernos”

Disse a meu amigo que queria conhecê-la e que precisava de uma foto dela para colocar no blog, quando cheguei ao trabalho, quem já estava lá me esperando com uma dúzia de fotos? Rsrs...pois é, muito interessante o jeitinho dela...rsrs...uma figurinha encantadora...rsrs

Ela é muio simples e anda com seu bonézinho e quando quer “escrever um poema”...rsrs...segura alguém pelo braço no meio da rua, dentro do ônibus ou seja onde ela estiver para que escreva para ela...rsrs

Por isso as folhas que vi na Sebolândia tem tantas letras diferentes...achei isso super interativo...me arrepiei com a história...rsrs...e resolvi postar...

Ah...ela inventou uma forma de interagir também com as crianças, ela vai contando uma estória e as crianças vão desenhando o que ela narra, vi vários desenhos que demonstravam isso...show de bola também...rsrs...

Bom domingo para todo mundo, boa semana, a buzanfa está doida por causa do TCC...rsrs...fazer o quê, deixa eu continuar...rsrs...um abraço na alma, um beijo e um queijo...
Deixo com vocês uma pequena amostra das facetas poéticas de Dona UmbeLINDA...RSRS

Essa eu achei num papel amarelado, com erros de português e sem titulo...rsrs...esses detalhes também são prá lá de interessantes...rsrs...fico imaginando a expressão no semblante das pessoas quando ela os para e pede para escrever...rsrs


Não sei se é mentira
ou promessa
o castigo de ser poeta
parece até um passarinho
que fugiu do ninho
e o destino...
foi Deus que mandou
ou fui eu que quis assim?

Umbelina do Nascimento Nunes

E a vida segue com um pressentimento de déjà vu...rsrs

21 comentários:

  1. Genial Amigo:
    Quando leio o olhar facilmente desta maravilhosa e fascinante figura de Alma e coração puros, fico fascinado.
    Maravilhado. Olhe bem, é tão doce. Linda.
    Parabéns sinceros por lhe dar viva voz.
    Extraordinário. Perfeito. O seu carácter abarca um mundo de sonho. Belo.
    Adorei.
    Abraço forte de amizade e imenso respeito.
    Sempre a admirá-lo e a lê-lo com atenção pela preciosa esfinge criativa e sensível do seu sentir enorme.

    pena

    Bem-Haja, talentoso amigo.

    ResponderExcluir
  2. Dona UmbeLINDA... que pessoa mais encantadora. Ela é uma dessas pessoas que nos mostram que para viver e sermos felizes não é preciso muito.
    É fácil entender a razão de ter se encantado por ela...pessoas assim são dádivas que Deus presenteia a nossa vida.Tenho certeza de que após conhece-la você mudou um pouquinho a sua forma e jeito de ver algumas coisas.
    Quando abrimos a nossa mente ao mundo... o universo inteiro conspira para o nosso crescimento pessoal.

    Que maravilha ler essa história e conhecer a riqueza da pessoa que é a Dona UmbeLINDA!

    Beijo carinhoso e ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  3. Élcio,

    Valeu pelo convite! Sua história, ou melhor, a história de D. Umbelinda é muito interesante sim. São pessoas assim que nos dão uma lição de vida. Quando se tem vontade e um sonho, não importa os obstáculos que tentam impedir a realização, encontra-se logo uma forma de chegar lá.
    Que outras pessoas possam compartilhar com você e com D. Umbelinda grandes sonhos...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que linda a D. Umbelin(D)a...
    Historias assim devem ser compartilhadas sempre para que possamos dar valor ao que temos, ao que somos e espelhar-nos naquilo que deveriamos ser, ou pelo menos tentar e nao reclamar tanto da vida, nao e' verdade?
    Beijos, flores e muitos sorrisos... :o)

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu poeta-jornalista rsrs Bem sabes que estou engasgadinha e sorrindo, deve ter sido muito emocionante para você conversar com ela, descobrir esse outro universo, um mundo que nunca imaginamos poder existir. Uma poeta analfabeta, que encontrou uma maneira de fazer a voz da alma ter forma. Fico encantada por ela, e por sua sensibilidade de mesmo super atarefado conversar com o seu amigo, com ela, e ainda nos presentear com esse momento único.

    abraços com carinho, beijos na sua alma linda.

    ResponderExcluir
  6. Umbelina - UmbeLinda! Que fascinante: ela leva sempre uma caneta e um papel para que alguém anote um poema que lhe brota no coração... Uma poetisa encantadora!

    Obrigada, Élcio! Conhecer uma pessoa como Umbelinda é uma bênção. Beijo

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!!!! Também fiquei com vontade de conhecer a dona UmbeLINDA. Ela é uma prova viva de que não há barreiras para a arte. É um exemplo de vida!

    Parabéns pela postagem!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom encontrar pessoas assim!
    Há no mundo muitas Umbelindas que têm tantos dons e que estão perdidas num tempo e num lugar.
    É só preciso encontrá-las!
    Um beijo,
    Judite

    ResponderExcluir
  9. É mesmo linda essa senhora e sua história de vida! Valeu muito a postagem!abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  10. Oi Elcio. Vim agradecer o abraço.
    É cara, eu realmente não sei o que será de minha pós... Os professores falam e eu viajando, com o pensamento nela.. kkkk. Amo minha San. Obrigado pelas palavras que sempre deixa sobre nós. Eu raramente comento, mas leio tudo.
    E essa história da dona Umbelina, hein? Bonita mesmo. Um exemplo de vida. Parabéns por contar sua história aqui.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Muito linda mesmo, e que bom que ela não deixou sua poesia morrer na vergonha ou na indiferença e pode pedir ajuda e agora a gente pode ler o que ela escreveu.
    Bela descoberta.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Amigo Elcio... que homenaje tan lindo y sentido, para una persona bella como pocas.
    Que suerte la tuya de haberla conocido.
    Mil besitos amigo mío!!!

    ResponderExcluir
  13. Élcio, meu querido...

    Que saudades de voce...

    Voltando aos poucos... depois de uns dias curtinho o mar...

    E voce sempre com post que a gente para lê e se delicia...


    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  14. Uma história linda sem dúvida, a da D. Umbelina.
    Histórias de pessoas do povo, pessoas simples e com uma pureza extraordinária que viveram uma vida de luta mas não perderam a alma!
    Um beijo grande para ti meu amigo, que és uma pessoa fantástica.
    Beijos e....continua a estudar, tá? Lol

    PS - Que chata que eu sou não é? ;D

    ResponderExcluir
  15. Huumm... to vendo que ele já passou por aqui.
    Que história linda essa da dona Umbelina, Elcio! Ela ainda é viva?
    Fiquei com vontade de ver um dos tais desenhos.
    Adorei esse post.
    Super beijo, querido!

    ResponderExcluir
  16. Sabes, temos cá em Portugal nas terras do interior ainda hoje muitas pessoas idosas assim, em especial homens, que sem saber ler ou escrever pois iniciavam a trabalhar com 5 ou 6 anos ajudavam a familia no campo ou na pesca, mas fazem poemas e versos de qualquer conversa, tenho um senhor de 84 anos que de vez em quando vai ao meu trabalho, sou bancaria e faz sempre de qualquer palavra minha um poema, é lindo vermos assim pessoas onde a sensibilidade é ultrapassada pela dificuldade de saber escrever.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Essa linda história é a prova cabal de que a inspiração e o dom são algo muito sobrenatural... enquanto para alguns a inspiração resulta de grandes horas de transpiração, dona UmbeLINDA a recebe pela simples respiração... simples assim, como respirar!

    Linda história, linda UmbeLINDA!
    =)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Realmente uma história fantástica! Uma graça de senhora e poetisa. Um show de postagem! Abraço

    ResponderExcluir

Semeando