domingo, 6 de junho de 2010

HAIKAIS HIVERIANOS E TUIRIBEPIANOS...RS

Aguardem - 1º Concurso Literário – Tema: Meu jeito de dizer que te amo...no Espaço Aberto - mais informações no meu outro blog ok...O Verseiro - folhas, frutos e raízes. Siga o link




PRIMEIRO GOSTARIA DE AGRADECER A TODOS QUE ENTRARAM DE CORAÇÃO E ALMA EM NOSSA AÇÃO SOLIDÁRIA, CERTAS COISAS NA VIDA NÃO TEM PREÇO. OBRIGAAAAAADOOO.
BREVE VAMOS FAZER UMA POSTAGEM SOBRE ISSO OK...

SEGUNDO AGRADECER OS AMIGOS QUE AINDA PASSAM POR AQUI, MESMO EU NÃO PODENDO RETRIBUIR OS COMENTÁRIOS COMO EU GOSTARIA...

TERCEIRO PEDIR DESCULPAS AO DANIEL PELA DEMORA EM POSTAR O PROMETIDO, MAS EU ME DEDICO A TANTA COISA JUNTA QUE FICO MALUCO...RSRS...MAS AI VAI

Daniel...sua postagem me emocionou...valeuuuu AMIGO pelas palavras e desculpa o atraso..rs
Parabéns por sua dedicação e pelo seu modo Hiveriano de escrever o que lhe vem da alma...

Daniel Hiver gostou tanto de escrever Haikais que foi fundo nas regras e surpreendeu-me enviando 16 haikais de sua autoria...rsrs. Conforme prometido, combinado e atrasado, aí está amigo.
Quem quiser conhecer mais sobre o dom do Daniel, basta passar lá no Caminho dos Plátanos ok...vale a pena...acreditem...pode conferir...rs

HAIKAIS HIVERIANOS

DO JARDIM
A flor no jardim
tem cores e contornos
que lembram você.

DO RENASCIMENTO
Azuis ou verdes
meus olhos te enxergam
e ressuscitam.

DO BEIJO
Depois do beijo
coração que andava
passou a correr.

DA CHANTAGEM
Te dou um haikai
mas quero um abraço;
um não, quero mais.

DO PÔR-DO-SOL
Tranquilamente
o fim de tarde lindo
fez o dia sumir.

Pegando carona na animação do Daniel fiz ou meus também, mas sem regras, assim à moda...Vamos que vamos...Que Alá nos proteja, Salve-se quem puder...porém, gostei do resultado também.
Valeu Daniel...vamos que vamos..rs

HAIKAIS TUIRIBEPIANOS

Dormem as palavras
Na surdez da razão
O desejo grita

Lá vai o beija-flor
Sem sua primavera
Vai voando sem amor

As lágrimas caem
No deserto dos olhos
Jaz um oásis

A luz se apaga
No breu do céu
Adormecem estrelas

Lá vai a borboleta
De flor em flor
Saciando a fome

Ontem fiz uma viagem
Em meus olhos
Linda paisagem

O Haikai clássico japonês obedece a quatro regras:

Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas
Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)
Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.

O Haikai Tuiribepiano, nenhuma...rsrs...

21 comentários:

  1. Bom dia amado.
    Eu sou uma das que tem falhado me perdoe.
    Parabéns ao teu amigo Daniel,poema de muita qualidade e o seu ficou fofo também rs.
    Beijos mil.

    ResponderExcluir
  2. Verseiro também é cultura!!!

    Quando você me convidou a escrever um Haikai nem imaginava que tinha essas regras. Mandei o que me veio à cabeça...rs Agora ficarei mais atenta pois adorei entrar nessa brincadeira...

    Dos Hiverianos destaco...

    "Depois do beijo
    coração que andava
    passou a correr."

    Dos Tuiribepianos...

    "Dormem as palavras
    Na surdez da razão
    O desejo grita"

    Com ou sem regras o importante é expressar o que vem de dentro, verdadeiramente sentido e vivido.

    Beijo grande e um domingo abençoado amigo Élcio!!!

    ResponderExcluir
  3. A melhor regra de todas é a da emoção.
    E lendo imaginar, sentir, sonhar, o coração palpitar..´

    Se um de vocês já emociona, imagina o tsunami de emoção os dois juntos.

    Adorei.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. E desde quando vc precisa de regras pra escrever bonito? Ahn?
    Adorei todos!
    Agora estou pensando no meu jeito de dizer que te amo... rs. Quer dizer, no jeito de dizer que amo meu Ilo, não vc. Não q eu não te ame, pq vc é nosso padim-paizão-super-adotivo-power, mas é que... aaaaaaahhhhhhhh... vc entendeeeeuuuu!
    kkkkkkkkkkkkkk

    Beijão! Daqueles bem grandão memo!

    ResponderExcluir
  5. Muito bonitos todos. Adoro haikais, mas não sei faze-los.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. ótima semana para vc meu amigo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Legal, gostei.
    Adoro Haikais tb, mas nao me atrevo muito. rss
    Bjs! Amigooo.
    Lu

    ResponderExcluir
  8. Olá, Élcio.

    Fui ao blog do Daniel. Realmente, o garoto tem talento para o haikai. Gostei dos seus também, Élcio. Os seus, aliás, são livres, e gosto de poesia assim, livre de formalidades.

    Abraços, meu amigo, e ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, o importante é expressar o que vem de dentro.
    Lindos, todos, amei!
    Tenha uma ótima semana.
    Beijo na alma
    Com carinho, Lady.

    ResponderExcluir
  10. Aqui vai o meu...
    vento apressado
    por que não senta aqui
    do meu lado

    Boas energias sempre!
    Mari

    ResponderExcluir
  11. Elcio,

    Vou tentar participar da próxima blogagem coletiva.

    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
  12. E meu comentário foi mais vazio que um copo sem água. =/

    ResponderExcluir
  13. Amigo Elcio a tua poesia é um bálsamo para mim. Abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi Elcio
    Lindos os haikais ! quem sabe sabe rs
    agradeço seu carinho e nao tenho mesmo pretensões literárias , fico na apreciação e na paixao pelos escritores - poetas.
    Sei que potencial todos temos e já escrevo bastante nos comentários , no blog gosto assim , fotos que falam por si e a voz dos poetas que vou colhendo pelas minhas andanças.
    Sem desafios Elcio tudo bem a la vontê rsrs
    Muito te admiro pela veia poética e pela generosidade contagiante.
    abraços todos os abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá! De volta a minha casa e já "viajando" nos seus Haikais! Já tinha visitado o Daniel, fiquei encantada com os escritos dele! Maravilha essas postagens! Bom vê-lo por aqui, mesmo sabendo que você anda tão atarefado! Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  16. Elcio
    Eu sou uma negação em computador. Estou apredendo aos pouquinhos, mas tem hora que eu brigo com ele como se ele fosse um menino teimoso.
    ESTAVA EM SÃO JOÃO DEL REY E CHEGAMOS AGORINHA.
    Gostei de conhecer Haikai, mas não me arrisco a participar.
    Com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  17. Elcio,

    eu adorei os haikais do Daniel e os seus.

    Carinhoso beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi Elcio passando para deixar um beijo e aprendendo. Não conhecia os Haikais. Vou ao blog que você indicou.

    ResponderExcluir
  19. Oi Élcio... Pela primeira vez na vida li todos os comentários antes de colocar o meu. rsrsrsrs Isso é coisa tua também, com essa história de haikais ao estilo hiveriano e tuirebepiano... rsrsrsr
    Teve uma leitora que disse que prefere os teus por que os melhores poemas não devem se conformar a regras... rsrsrsrs
    Até parece que eu obedeço regras! rsrsrsrs Mas a história do haikai eu respeitei mesmo o esquema 5-7-5 por que já que era um desafio e eu queria fazer do jeito mais dificil possível. E foi muito difícil por que também costumo escrever o que dá na telha.
    Os teus haikais ficaram muito, muito bons.
    Gostei de todos; especialmente desses dois:

    Dormem as palavras
    Na surdez da razão
    O desejo grita

    ( esse é fantástico )

    Lá vai a borboleta
    De flor em flor
    Saciando a fome

    ( esse é de uma sutileza que lembra o vôo da borboleta e o cheiro da flor ).

    Abraço e um bom restante de semana. Obrigado mesmo pela referencia ao meu blog em sua postagem. Você foi muito generoso. Me senti no programa do Jô ou em cadeia nacional na hora de um dos intervalos do jornal nacional. rsrsrsr

    Ah ia esquecendo. Não sei se tu encaras como haikai. Mas achei fantástico esse aí da beira:

    O que é um beijo roubado
    Senão um quase assalto
    Quase solicitado...

    ( esse pode ser chamado de "perfeição" )

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostei dos seus haikais. Às vezes arrisco-me a rabiscar alguns, mas como sou adepta dos haikais clássicos, demoro mais a escrever, uma vez que os clássicos necessitam observar regras específicas e especiais, mormente as variações da natureza. E ainda estão restritos às origens e finalidades a que se destinam. Para mim não é fácil fazer um flash da natureza em tão poucas palavras. É complicado e demorado, que fazer? É haikai, tem história. Mas quando a gente consegue acertar o resultado é compensador. Faz muito tempo que estudo os haikais clássicos, é um assunto que me fascina muitissimo. Beijos.

    ResponderExcluir

Semeando