segunda-feira, 31 de maio de 2010

CIRANDA AZUL



Olá amigos, obrigado de coração a todos que de alguma forma estão colaborando com nossa ação solidária, seja por meio de doações, seja por meio de palavras, de idéias, dando força, incentivando...enfim...obrigado a todos
Nós agradecemos a confiança...valeuu

Galera amiga do Espaço Aberto: Um por todos e todos por um! Sempre...vamos que vamos...

NÃO DEIXEM DE PRESTIGIAR A ENTREVISTA COM O AMIGO EDER DO GOTASDEPROSIAS...
ESTÁ IMPERDÍVEL!

Bem...mais uma parceria com o mano Edu...bjo mano...obrigado por mais essa...

CIRANDA AZUL

Nossa cantiga é mansa
Por isso a gente dança
Já que a vida é um passo breve
Tanto denso, quanto leve

Quanto mais o tempo passa
Perdura toda a graça
Da nossa emoção

E quando a gente se aproxima
Cada gesto é uma rima
Escrita nas linhas da mão

É um verso sem medida
Que agora transcende a vida
Até que morra a solidão

É um poema cerzido
E bordado no tecido
Que enfeita o coração

Se há mesmo um vento forte
Que nos sopra calmarias
Eu alimento de azuis a Lua

Pois até onde o pensamento
Sem limites te alcançar
O Sol vai estar contigo
Aquecendo e acolhendo a tua razão
Com seu amor subentendido

Pra que nas horas de magia
O verso cante em sintonia
No tom que agora a voz entoa
Acalmando o coração
Na ternura da poesia

Edu toribe
Elcio Tuiribepi

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Esta não é uma casa engraçada

PESSOAL, DESCULPA A AUSÊNCIA, ANDO ENROLADO COM TODOS ESSES PROJETOS EM ANDAMENTO, MAS APAREÇO...
UM ABRAÇO E UM BEIJO NA ALMA DE CADA UM...VAMOS QUE VAMOS

BLOGAGEM COLETIVA DO ESPAÇO ABERTO: FOTOGRAFE E CONTE SUA HISTÓRIA...



Olá pessoal...pensei em escrever um texto-poema de modo a sensibilizar a todos, mas vou ser direto...

Nesta casa vivem sete pessoas: dois adultos, uma adolescente e quatro crianças.
Minha filha que trabalha na escola onde três deles estudam, me contou um pouco sobre as necessidades dessa família. E foi esse relato que me fez querer ajudá-los.
A primeira coisa que ela relatou foi que eles adoram achocolatados. Chamam de Nescau qualquer genérico...porém, nesta casa o leite é um artigo de luxo, por esse motivo eles adicionam água quente ao “Nescau”...

Eles não possuem chuveiro...a mãe esquenta água para que eles possam tomar banho a base do canecão...enfim, é uma situação complicada...

A família se constitui assim:

Casal:
Lindaura: Faz uso de Rivotril e Anafranil
Norival: É alcoólatra

Filhos:
Karem (17 anos)
Cassiane (12 anos) Faz uso diário de medicamentos
Thomaz (11 anos)
Norival (10 anos) Faz uso diário de medicamentos
Gabriel ( 5 anos)

Obs: todas as outras crianças apresentaram alguma deficiência neurológica e também foram enviadas ao CAPS para futuras avaliações.

Sei que devem existir milhares de famílias assim, mas é a que decidimos tentar ajudar, portanto, a semente está lançada...quem quiser e puder colaborar, entre em contato comigo, com a Andréia do blog Devaneios do Cotidiano, com algum dos integrantes do blog Espaço Aberto: Tatiana, Sanzinha, Wilson (Miguelito), Liene ou com a Mari Amorim do blog Brincando com a Rima.

Doações:

Já conseguimos 50 litros de leite, 7 quilos de mantimentos e duas bolsas de roupas usadas.
Além das colaborações em espécie, feitas pelas amigas Tatiana, Mari Amorim e Dona Elza, minha mãe...rsrs
A grana arrecadada até o momento será usada para comprar achocolatados, sabonetes, shampoo, condicionador, sabão em pó e mantimentos de acordo com as necessidades da família.

É isso gente, A SEMENTE ESTÁ LANÇADA...quem quiser maiores explicações para poder cooperar, envie um e-mail pra gente ok.

Pedi informações à psicóloga Eliciane que atende a família.
Este é o e-mail que ela me enviou.

No dia 04/03/10 eu e um colega, psicopedagogo, tivemos uma reunião com a Sra. Lindaura na escola, onde ela nos informou que passam necessidades com alimentação, a casa não possui chuveiro (ela precisa esquentar água para todos tomarem banho). Além disso ela precisa fazer uso de medicação neurológica ( RIVOTRIL e ANAFRANIL receitados há bastante tempo atrás) mas, por vezes, fica sem tomar por não ter condições de comprar, aliás, usa estes medicamentos direto sem atualizar a consulta!!!!
Os filhos Norival e Cassiane também necessitam do uso de medicamentos para este fim, porém estão desatualizados com as consultas neuro/psiquiátricas.
Enfim, percebendo o comportamento das crianças e diante das informações acerca da dinâmica familiar deles, encaminhei a Sra Lindalra e os cinco filhos que moram na casa para fazerem uma triagem no Caps aqui de Mendes. A partir desta triagem, esperamos que eles sejam encaminhados ao serviços médicos adequados para atualização das consultas e sejam encaminhados para terapia familiar. Ela ficou de informar a escola assim que conseguir marcar no Caps. Estamos aguardando o contato dela.
Quanto ao auxílio que você falou em realizar me coloco à disposição. É só você me falar de que forma posso contribuir OK?
Se quiser entrar em contato via celular ou e-mail fique à vontade.
Grande abraço,
Eliciane.

domingo, 23 de maio de 2010

Um prenúncio de Déjà Vu

Olá pessoal...mais um poema que estava guardado na gaveta...e ainda tem mais...
Aos poucos eles vão saindo...

Gente...o convite para a próxima Blogagem Coletiva já está no Espaço Aberto...quem quiser particpar dá uma passadinha por lá e fique por dentro da próxima interação ok...

E quem quiser ajudar, se puder...avise os amigos em seus blogs ok...assim estarão nos ajudando por demais...valeu gente...boa semana pra todo mundo...
Um abraço na alma...beijo...



Um prenúncio de Déjà Vu

Contraí mais uma ferida
Dessas sem corte e sem sangue
Mas que causam alguma dor
Sempre que me surgem
Assim de repente e amiúde
A consolidar-me entristecido
Mais uma cicatriz
Nos jardins da alma
É que elas não se ausentam
Sempre que deixo renascer
A minha incomparável ingenuidade
A mesma que vive a indagar-me
Sobre ser ou não ser, eis a questão
Porque já não há mais como evitar
A necessidade de se abrir os olhos
Ao deparar-me novamente
Com o mesmo inevitável de sempre
Assim, com aquela impressão de anteontem
Que além de presente, ainda me trouxe
Um prenúncio de Déjà Vu
Portanto, melhor compreender
Definitivamente a primavera
Antes que me inunde aquela velha mágoa
Que agora em meus olhos d’água
De tão renascente, já não me transborda
Apenas me faz absorver e aceitar
A verdadeira essência desta utopia
Que ainda terna e envolvente
Teima e sobrevive, na ilusão da poesia
Na brandura ardente da minh’alma
E no azul, que embora ausente
Será pra sempre permanente
Maktub...estava escrito...é verdade
Eu é que não soube interpretar

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Aos amigos de coração e alma

Olá pessoal...dia 21 de maio é dia do meu Aniversário...
Portanto, como sei que lá no Espaço Aberto alguma graça será feita...pois se já não bastasse o meu...é também aniversário da nossa amiga Liene...rs
Sendo assim, resolvi surpreendê-los também...rsrs...já que tem sido muito gratificante dividir idéias e vivências, compartilhar conhecimentos, e consolidar assim, ainda mais nossa amizade.
Confesso que estou atarefado, mas ao mesmo tempo feliz por ver os amigos dos amigos dos nossos amigos se conhecendo e interagindo por intermédio das postagens.

"Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas, dando-lhes sempre algum significado." (Autor desconhecido)

Acho que o Espaço Aberto deveria adotar esta frase...eu já adotei, pois ela bate com a nossa proposta...rs

Bom...aos amigos e integrantes do nosso Espaço Aberto: Ilo Miguelito, Liene, Sanzinha e Tatiana...um pequeno presente, podem levar suas caricas...encomendei com o Cacinho que apesar de super atarefado com seus trabalhos as fez em tempo recorde para que eu pudesse lhes fazer esta pequena surpresa.
Valeu maninho..beijo no seu coração irmão e amigo...

A cada um de vocês meu muito obrigado pelo carinho, pela amizade e pela oportunidade de poder estar preenchendo minha mente, minha alma e meu coração com interações tão bonitas. Agradeço vocês por esses momentos mágicos de amizade, admiração, empatia e principalmente sintonia.

Por isso deixo aqui exposto um pouquinho da alma de cada um de acordo com as palavras que sorrateiramente colhi no perfil de vocês. ..rs
Espero que vocês gostem ok.

Quem sou eu - Liene
Tão somente... humana


Quem sou eu - Sanzinha
Meu abalo é sísmico e o despautério é cósmico
tudo em mim deságua, vento, chuva e emoção
em meus olhos d’água, eu afogo a razão.
(Elcio Tuiribepi)


Quem sou eu - Tatiana Moreira
Escrevo todas as noites sentimentos em palavras
Que transformo em versos, poemas e poesias...
São como ricos pedaços de Sol nascente, que dedico ao teu ser quando acordar



Quem sou eu – Wilson Ilo (Miguelito)
Eu queria ser como os homens queriam que eu fosse: uma tentativa de vida; um jogo de esconde-esconde com meu ser. Mas eu tinha feito desses momentos meus pés e os meus pés apoiados na terra promissora não resistia caminhando para trás, e continuei em frente zombando das cinzas para alcançar a certeza de novos caminhos.



E por último, esse que vos fala...rsrs

Quem sou eu – Elcio Tuiribepi
Sou um pouco de tudo, sou um raso tão fundo, sou imenso e intenso, sou vazio, sou denso, sou do mundo poema, sou de versos reversos, sou espaço de sobra, sou a sobra da festa, sou a luz que ainda resta, sou um pouco de vento, sou mormaço e relento, sou a chuva e a brisa, sou a sombra precisa...


E esse abaixo é para os amigos que aqui sempre deixam uma palavra de carinho e incentivo...uma pequena lembrança. O selo..."Amigos do Verseiro"



Obrigado a todos...de coração e alma...
Um beijo , um abraço na alma...um sorriso e um sei lá com jeito de quem sabe que na verdade nada sabe...valeuuuu genteeeeeeee

Elcio Tuiribepi

Caracole..que postagem enorme...rsrs...cansei...é a idade..rs

domingo, 16 de maio de 2010

MEME...VERDADE OU MENTIRA? RSRSRS

AMIGOS E AMIGAS...não deixem de prestigiar no ESPAÇO ABERTO, a nossa cósmica e despautérica amiga, a indomável e inexorável: SANZINHA...rsrs
Não percam! Dicas para quem gosta de um bom livro...vale a pena conferir...


A amiga Déia do blog RUMO À ESCRITA indicou-me para um Meme, bastante diferente dos que eu já vi.

Consiste, em resumo, em contar aqui no blog, para os amigos, "6 coisas que vocês não sabem sobre mim". E, de quebra, indicar mais 6 amigos blogueiros para continuar a história.

Não é uma tarefa muito simples, mas a gente vai tentar, pois achei super interessante a proposta.

Segue a minha participação...rsrs

1 – Sou super distraído e esquecido também, na verdade tenho aquele problema...como é o nome mesmo? É um problema que você esquece as coisas, perde documentos, esquece os filhos no parquinho...Ah...desculpa...mas esqueci..rsrs

2 – Sou tímido também como a Déia, mas melhorei um bocado minha performance com as palavras, mas só com as palavras escritas....rs...acho que melhorei sim...rs

3 – Tenho dois presentes também que nem os da Déia, do mesmo sexo, dão um pouco de trabalho, mas em compensação me enchem de orgulho quando não estão fazendo algo que não aprovo...rsrs

4 – Estou perdendo os cabelos, isso me deixa triste, pois a cada dia cai mais um pouquinho. Pelos meus cálculos bastante otimistas, em 2012 estarei com uma falha irreparável na cabeça, mais conhecida como calvície crônica.

5 – Publiquei um livro em 2008 e foi um sucesso tão grande que esgotei todas as edições, até porque foi uma só com um total de trinta livros...rsrs...amigos e parentes compareceram fielmente e me deram essa alegria. Quase fui parar no Guinness World Records...rs. Só minha mãe comprou oito exemplares, também pudera, fiz um descontão pra ela...rsrs

6 – As pessoas não desconfiam de mim, dizem que sou um cara gente boa, mas no jardim da minha casa tenho enterrado nada mais nada menos que 18 velhinhas...Ninguém sabe, mas sou um Serial Killer...rsrsrs...devido a um trauma adquirido na infância...rs
Cuidado com as pessoas na Internet viu!! A gente nem imagina do que elas são capazes..rs...
Brincadeirinha hein gente!!! rsrsrs

Valeu Déia, tirando a ultima, todas as outras cinco afirmações são verdades totalmente verdadeiras...rs...apesar das brincadeiras.

INDICO TODOS OS MEU SEISCENTOS SEGUIDORES...RS...TIRA UM ZERO, DIMNUI 15, SOMA QUATRO, DIVIDI POR 2 E MULTIPLICA POR 9,1...TODOS VOCÊS ESTÃO CONVIDADOS A FAZER ESTE MEME OK...RS

Um abraço e oito sorrisos...beijo no coração e na alma...BOA SEMANA PRA TODO MUNDO!

Elcio Tuiribepi

terça-feira, 11 de maio de 2010

Estações In-versos



Fala galera, esse é mais um poema antigo que estou tirando da gaveta, depois que o mesmo virou canção em parceria com o mano véio, sempre novo...Edu Toribe...rs...
Valeu Eduuuu...xiii...isso dá rima malcriada...rsrs

Bem...tirando as brincadeiras, agora é sério, não deixem de visitar o Espaço Aberto, pois a postagem atual traz dicas sobre filmes com a incrível...com a incomparável especialista da sétima arte...
Nossa ilustre e estimada amiga...Luciana Negreiros do blog Luciana por Luciana

E dia 14 não percam também de forma alguma o Enfoque Educacional, com as considerações super pertinentes do nosso estimado, respeitado e sensível amigo, professor Pena, do blog Memórias Vivas e Reais



Estações In-versos

Apaguei o dia com o fechar dos olhos
E acendi a noite com a minha insônia
Fiz sorrir a Lua no leito dos poemas
E chorar o Sol nos desvãos da poesia
Acalmei o vento com amor e paciência
E enfureci a brisa com meu sopro mágico
Molhei as estiagens com o suor do corpo
E enxuguei a chuva com o calor das mãos
Plantei afagos num céu fértil de carências
E colhi ternuras em solos vastos de razão
Doei flores e um buquê de primaveras
E recebi outonos para cultivar a paz
Porém, é fato que ainda guardo na alma
A suave essência das ausências azuis
Que de tão azuis, impregnaram minha alma
Com um sem fim de aromas e saudades
Portanto, vou acolher pra sempre o outono
Que um dia em minh’alma cálida
Fez soltar em desmedida demasia
Todas as folhas e flores
Dessa minha querida, porém intangível...
Primavera
.
.
.
Toc...toc...toc...Tem alguém aí? Posso entrar?
Pode sim seu Inverno, pode entrar...
Pode vir, sem medo e sem receio
Que te aqueço com paixão
Que te recebo com ternura
Com meus sintomas de verão...

É isso aí galera...
Um abração na alma, um beijo e sete sorrisos...valeuuuu!!!

sábado, 8 de maio de 2010

Poema do Chili para Dona Elzinha e meus amigos blogueiros



Não teve jeito, dona Elza pediu que eu fizesse um Chili para o almoço de domingo e não tive como negar, afinal de contas minha dívida com ela é eterna...
Obrigado por tudo MÃE...
Um beijo, dois carinhos na alma e cinco no coração...to chegandoooooo...rs
E olha que ainda deu até para fazer um poeminha...rsrs...

Poema do Chili

Primeiro pique os ingredientes
O bacon, a calabresa e o paio
E do alho, alguns poucos dentes

Coloque o óleo e o sal com cautela
Depois adicione a carne moída
No âmago já ardente da panela



Reserve a carne ainda na quentura
E nessa panela frite em fogo alto
Para que possa absorver a gordura

Despeje toda a carne e experimenta
Adicione o feijão já temperado
Sal a gosto, molho e também pimenta

Depois leve ao fogo com cuidado
E deixe engrossar na medida certa
Sirva com arroz e com pão codimentado

Bom apetite...rsrsrs

FELIZ DA DAS MÃES PRA TODO MUNDO...
UM ABRAÇO NA ALMA, UM BEIJO, UM CHILI, UMA CERVA E MUITA LOMBEIRA DEPOIS DESSA EXTRAVAGÂNCIA...RS

Tipo de Culinária: Família do Elcio
Categoria: Pratos Principais Leves
Subcategorias: Carnes
Rendimento: 20 porções

1 kg de carne moída(s)
1 lata e meia de Molho de tomate
2 cebolas picadas (tamanho médio)
400 gramas de bacon
400 gramas de paio
400 gramas de calabresa
4 dente(s) de alho
Sal a gosto
Cominho e orégano
Um tablete de tempero para o feijão
1 colher (sopa) de pimenta ( cuidado...rs )
1.500 kg de feijão vermelho
Pique todos os ingredientes do tamanho do feijão ( bacon, calabresa e paio) e reserve.
Refogue a carne moída no óleo, acrescente um pouco de sal e reserve.
Na mesma panela frite o bacon, a calabresa, o paio, a cebola e o alho até ficar sequinho.
Retorne a carne refogada, misture bem e adicione o feijão cozido com a água do cozimento ( prepare-o como se fosse preparar um feijão normal ). Acrescente o molho de tomate, o sal e a pimenta. Leve ao fogo e deixe engrossar, cozinhando levemente.
Sirva em seguida com arroz branco, rodelas de pão e ainda se quiser, farofa.

Ah...se alguém por acaso fizer esta receita um dia, por favor não exagerem na pimenta e nem nos temperos, não comam demais, porque apesar da comida ser leve o “estromo” não agüenta a pressão...rsrsrsr
Bom apetite...

Verseiro também é culinária.

Obs: No prato original não entra bacon, paio e nem calabresa, esses ingredientes são por conta da nossa família que só gosta de comidinhas assim mais levinhas...rsrs

O que é o Chili?

Chili é um tipo de pimenta muito conhecido na América do Norte. Caracteriza-se por ter um gosto muito forte e a cor avermelhada.

A pimenta chili é a fruta de uma planta da espécie Capsicum da família Solanaceae.

O Chili também é um prato muito tradicional da culinária mexicana e texana feito de vários tipos de feijão com carne moída, tomates em pedaços e pimenta, sem esquecer do Chili Powder (mistura do pó de pimentas, cominho, alho e orégano), que é um tempero fundamental para o preparo deste prato.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Reencontro de mim



Reencontro de mim

Serenamente repudio cada tentativa
E de repente quando vejo
A parte inadimplente do cotidiano
Transforma-se num instante tão pequeno
Que generoso, meu coração se multiplica
E sorri, como terna avalanche
Soterrando dúvidas e qualquer incerteza
Aí então, visto-me com a compreensão
Abraço com ternura o real significado
E dispenso educadamente a minha insensatez
Depois aumento meu estoque de sorrisos e perdões
Desconsidero os meus erros e me abraço
Conservando com amor e carinho
Toda a essência da primavera
Pois agora o que me abriga
É o que me ausenta das tormentas
É o que me sustenta e alimenta a alma
Aflorando o que de mais sublime
E que a partir de agora
Encoraja, consome e ainda devora
Esse tão necessário e inevitável
Reencontro de mim

Por favor...não deixem de ler esta propaganda:

Hein??? Como??? Espaço Saúde no Espaço Aberto?
É isso aí galera blogueira...



Não percam no blog ESPAÇO ABERTO a matéria imperdível sobre Mutismo Seletivo com o casal Carmem e Rafael, uma dupla mais que perfeita que tem muito a nos ensinar.
Um abraço na alma e um beijo no pessoal do Espaço Aberto..eita espaço bacana esse...rsrs...brigadim amigos pelo espaço...
Um abraço na alma e um beijo pra todo mundo...não esqueçam da entrevista hein..rsrs
Valeuuuuuuuuuuuuuuu...de coração e alma...euuuuuuuuuuu...rs